Data de publicação: 8 de abril de 2024
Fotos: Jordana Fioravanti/PMA
O novo espaço faz parte do plano de adequação pedagógica que abrange todas as escolas do município
Começam as aulas na Emef Leni Adir Krupp. Construída no bairro Centro, a nova escola tem capacidade para 350 alunos, desde a pré-escola até o quinto ano. Salas de aula equipadas, playground, mesas de convivência no pátio e uma ampla área externa para garantir a ludicidade necessária à educação nos anos iniciais. O investimento é de cerca de R$ 4 milhões entre recurso próprio da Prefeitura e verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). "A escola já conta com ensino em tempo integral, seguindo nosso compromisso de manter as crianças bem assistidas e dentro do ambiente escolar tanto na parte da manhã, quanto durante a tarde. É um modelo que tem se mostrado eficaz ao proporcionar aos nossos alunos não apenas uma formação de qualidade, mas também um ambiente rico em atividades extracurriculares, que privilegiam o desenvolvimento", destaca o prefeito Flávio Foss. O projeto ainda faz parte do plano de adequação pedagógica que abrange todas as escolas para que sejam, exclusivamente, de educação infantil ou fundamental.
Conforme a secretária de Educação, Daniela Zaltran, a emef que já funciona das 7h às 17h30min, fortalece ainda mais a educação do município. “Temos 100% das nossas escolas da rede municipal com educação em tempo integral, que trabalham o enriquecimento das capacidades lúdicas e cognitivas das crianças”, pontua. Turno integral assegurado por lei municipal: "É uma maneira qu encontramos de trazer mais segurança aos jovens e crianças, além de ser um facilitador para que os pais possam trabalhar, tendo onde deixar seus filhos e os buscando ao fim da tarde com todas as refeições diurnas já feitas", pontua o prefeito Flávio Foss.
Todas as crianças na escola
Com o crescimento populacional de 75% nos últimos 12 anos, conforme o IBGE, aumentou também a demanda por vagas escolares. Nesse sentido, o trabalho foi intenso em ampliações e adequações para que não faltassem vagas. "Hoje temos capacidade para comportar todas as solicitações de matrículas e seguimos investindo para sempre suprir a demanda. E já aguardamos aprovação do Governo Federal para a construção de mais uma escola de educação infantil", completa Foss.