Free cookie consent management tool by TermsFeed
  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa   Acessibilidade   Lei Geral de Proteção de Dados
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
Original
  Contraste
menu
×
Notícias

Inaugurada a sede da Coordenaria da Mulher de Araricá


Data de publicação: 22 de novembro de 2023
Fotos: Jordana Fioravanti/PMA


Cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (22), na presença da comunidade, administração e autoridades convidadas 

Ampliadas as políticas públicas voltadas para as mulheres em Araricá. A Administração inaugurou, nesta quarta-feira (22), a sede da Coordenaria Municipal da Mulher. O espaço oferece atendimento de acolhimento, escuta qualificada, orientação para o registro de ocorrência, apoio psicossocial, além de dispor de assistente social durante todo o período que a mulher precisar.

A Secretária de Assistência Social Eunici Foss, define como um dia especial para o município. "Sabemos da importância da proteçao, por isso é m um trabalho que apoiamos desde o início, mesmo em uma cidade tão pequena já tivemos casos, então estamos sempre de braços e portas abertas para qualquer coisa, 24 horas, sete dias por semana", destacou. A cerimônia de lançamento ocorreu no Centro de Cultura Nelson Marchezan e ainda teve a presença de autoridades do Executivo Municipal, de entidades do município, da população, representando a deputada Patrícia Alba que neste ano assumiu a Procuradoria Especial da Mulher o sr. Alessandro Vieira Schnorr, a coordenadora da Mulher de Sapiranga Kelly da Rosa e a assistente social da Coordenadoria da Mulher de Sapiranga Silvia Cristina Ferreira Maciel.

Para a coordenadora da Mulher de Araricá Giani Machado, esta foi a realização de um sonho reivindicado desde 21 de maio de 2021, quando o serviço da Coordenadoria Municipal da Mulher de Araricá, foi validado através da Lei 1616/2021. "Teve início em uma reunião no ano de 2021 nesse mesmo local, com representantes do executivo e do legislativo municipal e brigada militar, na qual tive o privilégio de estar presente em uma pauta tão importante, pensando e articulando estratégias para criar ações voltadas às políticas públicas para as mulheres". Ela explica que a coordenadoria tem por objetivo propor, elaborar e articular a execução de políticas públicas que beneficiem a igualdade de gênero, trabalhando para a construção da autonomia e igualdade no mundo do trabalho, combate da violência contra a mulher, saúde e educação inclusiva e não sexista, bem como o fortalecimento e empoderamento da mulher.

Na ocasião, alguns dados foram apresentados, considerando que apesar dos avanços, os índices de violência e feminicídio permanecem altos.  Conforme o G1, no Brasil, em 2021 houve 677 feminicídios; em 2022, 704 casos; e em 2023, somente no primeiro semestre,  há 722 casos registrados. No Rio Grande do Sul os números são de 110 casos em 2022, e em 2023, faltando um  trimestre para encerrar o ano, 74 feminicídios. "Números bem expressivos que indicam que as políticas precisam ser cada vez mais  implementadas e aprimoradas. E esse papel é da Coordenadoria da Mulher, levar as informações a toda a sociedade, articulando ações de prevenção", comentou Giani, que também pontuou como maior índice de feminicidio o que ocorre contra as mulheres negras, em situação de vulnerabilidade social e com menor acesso a informação. 

Representando o prefeito Flávio Foss, em sua fala o vice-prefeito Pedro Kautzzmann reforçou que os dados mostram um aumento na violência contra a mulher. "Então com certeza a coordenadoria será de muita importância para nosso município e que cada vez mais municípios possam aderir, porque o foco principal é a prevenção", disse. 

A sede da Coordenadoria da Mulher fica junto ao Cras – rua Rudolfo Brenner, nº 638. O telefone para contato é:  51 994527383.



Ouvidoria

Deseja realizar uma manifestação para a administração municipal? Utilize o canal oficial.

Números Covid

Consulte os números completos sobre a covid, vacinação e demais dados do município.

IPTU

Consulte seus débitos.


topo