Free cookie consent management tool by TermsFeed
  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa   Acessibilidade   Lei Geral de Proteção de Dados
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
Original
  Contraste
menu
×
Notícias

Por que Araricá é a cidade que mais cresce no Rio Grande do Sul?


Data de publicação: 11 de julho de 2023
Fotos: Divulgação/PMA


Dados do IBGE apontam o aumento de 75%. De 2010 para cá o crescimento populacional regsitrou 3.661 novos habitantes

Araricá fica no topo do estado quando o assunto é o crescimento populacional. Com aumento de 75,27% o município teve um salto dos 4.864 habitantes registrados em 2010, para 8.525 conforme o Censo 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O que significa a vinda de 3.661 novos moradores nos últimos 12 anos. Mas quais caraterísticas tornaram a Cidade das Azaleias tão atrativa?

Para o prefeito Flávio Foss a qualidade de vida é o fio condutor. “A qualidade de vida que conquistamos aqui é resultado de muito trabalho e investimento. Hoje temos uma cidade segura, com estrutura em saúde e atendimentos no horário do trabalhador, escolas 100% em turno integral com grande parte da merenda de origem orgânica. O que se soma ao aumento na geração de empregos, decorrente da vinda de novas empresas. Tudo isso tornou a cidade um ponto atrativo para novos moradores”, destaca o prefeito que está na gestão há sete anos, pela segunda oportunidade (quarto mandato).

Confira os apontamentos:

Oferta de emprego: prospecção de novas empresas e fomento dos Microempreendedores Individuais (Meis). Há empresas novas no ramo de tecido e calçado, de massas, de bicicletas e o carro-chefe da cidade que são as cutelarias de facas artesanais (18 ao todo).

Na educação: o oferecimento de turno integral em todas as escolas do município (em todos os níveis de ensino, desde a creche até o ensino fundamental), é o diferencial para pais que trabalham fora o dia todo e aqui podem deixar seus filhos com segurança em escolas de qualidade e sem afetar o orçamento da família. O transporte escolar é gratuito e a maior parte da merenda tem origem orgânica, oriunda da agricultura familiar local. São 1,7 mil alunos matriculados, destes, 92% participam do turno integral, o restante não optou pela modalidade. Além disso, atualmente as creches estão sem filas de espera.

Especialidades em saúde e horário estendido: o Posto Central Dom Inácio de Loyola dispõe desde pediatra até psicólogo, psiquiatra e pequenos procedimentos em dermatologia, entre outros. Os doadores de sague contam com transporte gratuito. Uma vez por semana as unidades de saúde dos bairros Estação e Imperatriz (um de cada lado da ERS-239) têm atendimento no horário do trabalhador (até às 20h) para facilitar o acesso ao serviço.

Habitação: a reestruturação dos bairros converteu zonas de potreiro em novos loteamentos (os mais recentes: Nova Avenida, Dom Hélio, Dom Augusto, Ararycastro, 2 de Dezembro e Lot. das Araras), bem como a busca pela regularização fundiária (a exemplo das 146 escrituras entregues no último mês). Outro fator é o baixíssimo índice de criminalidade.

Região

No Vale do Sinos a cidade com desenvolvimento mais próximo de Araricá foi Nova Santa Rita, com crescimento de 27,77%. Menos da metade do aumento do município.



Radar Nacional de Transparência

Portal de acesso a informações públicas.

Saneamento Básico

O contrato de concessão para a operação de serviços de esgoto será de 35 anos.

IPTU

Consulte seus débitos.


topo