17/08/2020 - Plano estruturado de prevenção e enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus

Amvars já enviou ao Estado  modelo de distanciamento controlado que será adotado pela R7

A Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos - Amvars entregou ao Governo do Estado o Modelo de Distanciamento Controlado regional elaborado a partir de um comitê técnico da região R7.  O documento foi assinado por 14 prefeitos da regional que compreende 15 cidades e também por integrantes do comitê técnico. Por decisão da R7 o comitê  também elaborou um modelo de decreto sugestão que poderá ser adotado  coletivamente pelas prefeituras da região que entenderem adotar as medidas de flexibilizações válidas para a regional. Os documentos enviados ao Governo do Estado estabelecem os protocolos de distanciamento  bem como horários de funcionamento de estabelecimentos de comércio,  restaurantes, lancheirias, shopping,  missas e cultos, entre outras atividades. Os protocolos podem ser adotados na íntegra pelas 15 cidades. " Foi um trabalho colegiado, dinâmico e de muitas mãos. Não é fácil ajustar condutas para quinze cidades com realidades diferentes, mas esse modelo de cogestão é muito mais justo que o modelo anterior tendo em vista as peculiaridades regionais que, agora, passam a ser consideradas" avalia Tânia Terezinha da Silva, presidente da Amvars e do comitê técnico. Ela explica que as regras debatidas poderão ser adotadas nas cidades até 48 horas depois do envio do documento ao Estado, caso não haja ajustes apontados por este. " As cidades que entenderam por restringir mais as regras sugeridas podem faze-lo. O que não podem é flexibilizar mais do que o ajustado coletivamente" , explica.

O comitê técnico que discutiu as regras foi implantado semana passada após o governador Eduardo Leite confirmar a implantação  do modelo compartilhado de gestão da pandemia. A partir dessa semana, novos integrantes se somaram ao grupo que intensificou o trabalho a partir de ontem a tarde quando foi publicado o decreto autorizando e orientando a cogestão. O documento final foi concluído e assinado por 14 prefeitos.

Acesse o plano em: https://cutt.ly/kd59hvu

Fonte: https://cutt.ly/kd59hvu • Publicada em: 17/08/2020